Marketing de Performance: conheça mais sobre essa estratégia!

Marketing de performance é uma estratégia de marketing digital com foco em resultados, e seu objetivo é verificar o desempenho das campanhas da marca, com isso, o pagamento dos anúncios acontece apenas com a conversão.

Para muitos negócios, é a solução necessária para criar campanhas direcionadas ao público certo, tendo como resultado o aumento das vendas.

Qualquer tipo de empresa pode divulgar seus produtos e serviços para uma quantidade maior de pessoas por meio dos anúncios. Depois que eles entram em ação, os consumidores são impactados e podem visitar o site da marca.

Quando eles acessam a plataforma da empresa, as chances de convertê-los são muito maiores. A grande vantagem é que o anunciante só vai pagar pelo anúncio se alguém interagir com a campanha.

Mas para investir em marketing de performance, não basta apenas criar os anúncios, é necessário conhecer alguns aspectos e alinhar pontos para que a estratégia alcance os resultados esperados.

Dentre as informações necessárias, o anunciante precisa entender o contexto de marketing de performance, os benefícios que pode trazer para a organização e como implementá-lo do jeito certo.

O que é marketing de performance?

Marketing de performance nada mais é do que uma estratégia que potencializa os resultados da campanha, ajudando a atrair clientes. Em outras palavras, é uma ação totalmente focada no lucro.

Por causa disso, é diferente das ações que ajudam a difundir a marca e fortalecer o branding. As empresas precisam entender a diferença entre as ações de branding e de performance para escolher os canais de mídia de suas ações, como:

  • Anúncios em formato de link;
  • Banners;
  • Imagens;
  • Vídeos no YouTube;
  • Propaganda nas redes sociais.

Além disso, uma empresa especializada em sistema cftv wifi deve saber como medir o impacto de suas estratégias.

As campanhas de branding traçam estratégias com o propósito de popularizar a marca, fazendo com que seu nome alcance o maior número de pessoas.

Por outro lado, as ações de performance se baseiam em informações dos usuários, tratadas como dados, permitindo que a corporação se oriente por meio de data driven.

Dentre os dados mais comuns estão a idade, gênero, localização geográfica, conteúdos que mais gosta de consumir, páginas que acessa na internet e por aí vai.

Ao reunir todas essas informações, a companhia consegue traçar o perfil do usuário e entender de que maneira os anúncios devem ser desenvolvidos.

Também fica mais fácil saber se o investimento em mídias digitais está performando bem e trazendo os resultados esperados. Caso isso não esteja acontecendo, as informações são suficientes para criar outra estratégia.

Benefícios do marketing de performance

Existem muitos motivos para uma empresa de terceirização de copa investir em marketing de performance e ao conhecer seus benefícios, também fica mais fácil saber o tipo de ação que deve ser implementada. Dentre as razões para investir estão:

Análises instantâneas

Basta apenas ter uma conexão com a internet para acompanhar a performance dos anúncios, com isso, os gestores e analistas de marketing conseguem mensurar em tempo real a eficiência da estratégia.

A possibilidade de fazer análises instantâneas fundamenta as tomadas de decisão e os responsáveis pelas campanhas conseguem tomar decisões rápidas e eficazes.

Resultados palpáveis

Existem muitas estratégias de marketing com foco no fortalecimento da marca, gerando o que se conhece por brand awareness. Embora isso seja muito importante, não é fácil saber quando o cliente conheceu a empresa, seus produtos e serviços.

Também não dá para saber qual campanha gerou esse interesse, porém, o marketing de performance ajuda a obter todas essas informações.

Com ele, os resultados das ações são mais palpáveis, por essa razão, é possível comparar canais, campanhas e anúncios diferentes. É assim que um fabricante de placa ps personalizada descobre o que é mais efetivo para o negócio.

Mudanças mais rápidas

Da mesma forma como é possível mensurar e analisar em tempo real, também fica mais fácil fazer alterações que otimizam os resultados.

Se o anunciante percebe que o anúncio tem uma taxa de impressões alta, mas poucos usuários clicam, uma opção é mudar a mensagem para elevar os cliques.

Baixo risco

Ao criar uma campanha, por exemplo, no Google Ads, o anunciante só paga quando os anúncios estiverem gerando resultados.

O pagamento está atrelado ao objetivo da estratégia, portanto, se o anunciante deseja gerar cliques, mas não recebê-los, não precisa pagar pelo anúncio. Essa característica torna essa ação muito mais segura do que outras práticas.

Prevenção de erros

Mais do que permitir os ajustes nos anúncios, as ferramentas usadas para a execução do marketing de performance reúnem informações de campanhas anteriores.

Para um fabricante de proveta laboratório, é uma forma de ter mais previsibilidade e entender se as metas estabelecidas são factíveis.

A instituição também compreende se o tipo de anúncio é compatível com as características do público. E se o retorno financeiro está de acordo com o investimento feito inicialmente.

A corporação tem acesso aos custos de cada ação, como o número de visitas, curtidas e cadastros, e com isso determinar o quanto vai investir para alcançar os resultados esperados em suas próximas ações.

Bom retorno sobre os investimentos

O Retorno Sobre os Investimentos (ROI) é uma métrica importante para as estratégias de marketing de performance. Ao analisá-la, a companhia sabe o valor investido na ação e o que ela trouxe como resultado.

Se a campanha for planejada para obter um alto desempenho e utilizar os dados do jeito certo, terá muitas chances de obter um bom ROI.

Como implementar o marketing de performance

O Retorno Sobre os Investimentos das estratégias de marketing de performance implementadas por uma empresa de tela para varanda de apartamento depende do modo como a ação é usada. Algumas dicas são:

Definir um objetivo

Tudo o que envolve marketing precisa de um objetivo bem estabelecido, caso contrário, a marca simplesmente não saberá onde quer chegar.

Vários propósitos podem ser alcançados com o marketing de performance, como reduzir o custo por clique, aumentar a geração de leads e melhorar a taxa de cliques.

O objetivo depende do que faz sentido para a companhia, mas sempre deve estar relacionado ao planejamento estratégico que possui.

Definir as métricas

Depois de definir os objetivos, é necessário identificar as métricas para acompanhar a performance das campanhas, só assim será possível alcançar o propósito.

Se a organização deseja aumentar o número de leads gerados, primeiro precisa definir a quantidade que deseja alcançar e uma porcentagem para determinado período.

Escolher os canais de divulgação

A terceira coisa que um fabricante de capa para violão folk acolchoada precisa fazer ao implementar o marketing de performance é determinar os canais de divulgação que pretende usar.

A melhor forma de fazer isso é analisar e relacionar o histórico que a empresa possui no ambiente digital e o objetivo que tem em mente. Isso ajuda a determinar os canais de comunicação que serão usados e facilita o encontro do público.

Além disso, é importante considerar o perfil e o comportamento da persona, tendo em vista que algumas pessoas usam mais as redes sociais e outras são impactadas pelos anúncios no Google.

Mas mesmo que exista essa divisão de preferências, a marca não é obrigada a escolher apenas uma plataforma para criar as campanhas.

Determinar o orçamento

Depois de escolher os canais que serão trabalhados, uma empresa especializada em instalação de alarmes comerciais deve dividir os valores que serão investidos neles para acompanhar melhor os resultados.

Na hora de determinar o orçamento, é muito importante estabelecer o máximo que pode ser gasto por clique e lead para não ultrapassar o valor planejado.

Mensurar os resultados

Assim como qualquer outra estratégia, o marketing de performance também precisa ser analisado para mensurar seus resultados.

O gestor precisa definir os números que serão analisados diariamente e aqueles que serão avaliados por semana. Os relatórios mensais, trimestrais e anuais também fazem parte da mensuração.

Eles ajudam uma gráfica especializada em banner personalizado com foto a ter uma visão geral de como está o retorno sobre os investimentos.

Quando a corporação for acompanhar os resultados, precisa identificar os pontos que devem ser melhorados para alcançar o que se propõe. Em outras palavras, sempre que for necessário, é importante fazer mudanças no anúncio.

Todas as alterações precisam ser registradas em um documento, pois assim fica mais fácil identificar a razão das mudanças.

Considerações finais

O marketing de performance é uma estratégia muito importante para alcançar resultados rapidamente, mas sempre de maneira direcionada e assertiva.

Por causa das informações fornecidas por ele, a marca não perde tempo com práticas equivocadas e aumenta o contato com o público que realmente se interessa por seus produtos e serviços. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Daniela Zambelli

Daniela Zambelli

Publicitária, especialista em gestão de marcas, com mais de 20 anos de experiência em marketing e comunicação. Diretora de Arte da DZign® desde 2011.

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