Marketing de influência: como construir relacionamentos autênticos e atingir o público-alvo?

Na era dos influenciadores digitais, uma das estratégias mais aderentes para empresas atingirem seu público-alvo é o marketing de influência. O conceito se consolida um grande propulsor para as marcas na internet, já que os influencers contam com público fiel e têm alto poder de persuasão sobre sua audiência.

Esses grupos representam uma parte importante dentro do universo digital especialmente em redes como Instagram, TikTok e YouTube. Hoje, até o LinkedIn está entrando na onda e criando conteúdos mais atrativos no campo corporativo. O fato é que os influenciadores contam com uma audiência muito bem-definida que acompanha seus trabalhos e aceita suas dicas.

No Brasil, as pessoas passam em média nove horas conectadas à internet. Nessa terra de consumo de dados, os influencers são os reis e rainhas dos conteúdos: 77% dos brasileiros afirmam seguir algum tipo de influenciador, de acordo com a pesquisa Marketing de Influência no Brasil, realizada pelo Opinion Box, em 2022.

É importante entender ainda que eles constroem afinidade com seus seguidores. Essa aproximação gera confiança e estimula as vendas. Não à toa, o estudo revelou também que 55% das pessoas já compraram algum produto por indicação de suas personalidades favoritas.

Além das já conhecidas estratégias do meio digital, o marketing de influência se tornou uma forma de se comunicar com o consumidor de modo mais próximo e descontraído. Traz publicidade atrelada a outros conteúdos mais amplos e ao tempo para demonstrar as funcionalidades do produto por meio de vídeos ou lives nas redes sociais. Devido à audiência definida e engajada, essas personalidades conseguem se comunicar claramente e entregam alto valor para os seguidores.

São grandes as chances de sucesso. Mas como fazer a escolha e os investimentos mais certeiros para construir relacionamentos autênticos com os consumidores e atingir seu público-alvo? Primeiramente, ficar de olho nas tendências é fundamental para saber como aplicar a sua estratégia de marketing de influência da forma correta. Isso engloba a rede ideal, o conteúdo mais assertivo e o melhor produto a ser apresentado.

Outra dica essencial é entender o papel dos microinfluenciadores e o resultado que eles podem gerar no seu segmento. Muita gente relaciona a palavra influencer apenas às grandes celebridades. No entanto, a verdade é que as empresas têm muitas opções. O segredo está em encontrar alguém que faça sentido para a sua marca e essa pessoa pode estar próxima ou até mesmo dentro da sua empresa.

O ideal é mapear os influenciadores do seu setor, quem são as pessoas que fazem a cabeça dos seus consumidores e quais os tipos de conteúdos que seus potenciais clientes seguem.

Definida a parceria, é essencial apostar em criatividade. Não imponha obstáculos na maneira como irá estruturar sua campanha de marketing de influência e lembre-se de que as pessoas desejam mensagens reais. Portanto, não tenha medo de ousar e ser criativo.

A maior vantagem dessa modalidade de propaganda é que a relação com o cliente é construída de maneira orgânica, tornando a interação muito mais verdadeira. As estratégias para atrair clientes são muitas, mas sem dúvidas fica mais fácil chegar até seu público e convencê-lo a acreditar na sua mensagem por meio de figuras cheias de credibilidade e poder de influência.

*Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores

*Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país que ocupa 65% de market share no Brasil, com mais de 600 mil entregas feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com.br.

Sobre a Giuliana Flores

Criada há mais de 33 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores é uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo, como Ferrero Rocher, Nestlé, Heineken, Milka, Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 700 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende todo o Brasil. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame Aqui nos anos de 2013, 2016, 2017, 2018 e 2021, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br

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Daniela Zambelli

Publicitária, especialista em gestão de marcas, com mais de 20 anos de experiência em marketing e comunicação. Diretora de Arte da DZign® desde 2011.

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