A importância do slogan para uma marca

Ruan Silveira da Agência Califórnia, faz uma análise de como o recurso pode impactar na performance de uma campanha ou produto

Quando pensamos em uma marca, de cara pensamos no seu logo e identidade visual, mas algo que também é responsável por torná-la top of mind no seu segmento é o slogan. Com o objetivo de gerar uma associação mental do comprador com o produto ou serviço, ele faz com que o produto seja lembrado pelos consumidores, potencializando a fidelização dos clientes. 

O slogan é como uma etiqueta da mercadoria, mostrando o que ele é. Ele também pode ser visto como um grito de guerra da marca, entusiasmando e persuadindo o usuário que se deparou com aquele produto ou serviço. Essas conexões irão garantir o sucesso no marketing, além de atrair novos clientes.

Ruan Silveira

Com a persona definida, criar um bordão forte e chamativo fará com que a sua empresa tenha personalidade. Eu tenho certeza que você conhece ao menos um bordão de uma marca famosa que perdurou durante anos, fazendo com que, automaticamente, você associe uma determinada frase ao serviço ou produto.  Quem não se lembra do “yes, we can” na campanha de Barack Obama ou o “tomou Doril, a dor sumiu”, do analgésico para dor de cabeça? São os bordões que fixam as campanhas, produtos e serviços na cabeça do consumidor. 

Em linhas gerais, um bom slogan é quem vai prender o consumidor e fazer com ele coloque os seus produtos e serviços no seu dia a dia, fidelizando a marca e impulsionando o seu crescimento. 

Mas, ao contrário do que parece, esse tipo de criação não se limita somente às grandes empresas, as pequenas e médias também podem se beneficiar desse atrativo para que, por meio da frase, consiga fazer parte das empresas lembradas pelos consumidores e potencializar a fidelização de clientes. 

Criar um slogan novo exige criatividade, objetivo e expectativas da marca. Resumidamente, em poucas palavras, o bordão deve trazer aspectos como história da instituição, conceito, benefícios e destacar o que a torna especial em comparação com as concorrentes. Nesse desafio menos é mais. Quanto mais objetivo for o seu slogan, melhor será a sua aceitação, por isso o ideal é não utilizar termos em outro idioma ou palavras difíceis, o vocabulário deve ser acessível. 

Em suma, ter um slogan é ressignificar como as pessoas olham para o seu produto, mostrando qualidade e benefícios. Reunir os principais atributos em uma única frase faz que a sua empresa ou serviço seja desejado no mercado, aumentando a demanda.

*Sobre o porta-voz

Ruan Silveira

Formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM, Ruan Silveira é coordenador de Direção de Arte da regional São Paulo da Agência Califórnia, atendendo todos os clientes da casa (Ambev, Google, Youtube, Bradesco, Smart Fit, entre outros).
Apaixonado por comunicação e entretenimento, hoje se encontra realizado em contribuir para o resultado dos nossos clientes e consequentemente no crescimento da Califa.

Daniela Zambelli

Daniela Zambelli

Publicitária, especialista em gestão de marcas, com mais de 20 anos de experiência em marketing e comunicação. Diretora de Arte da DZign® desde 2011.

Gostou? Compartilhe!