No atual cenário do mercado digital, e também do físico, é quase impensável cogitar que uma empresa comece a investir em marketing digital fugindo de ferramentas como o Instagram. A rede social reúne muitas ferramentas e potencialidades para os usuários.
A rede social do grupo Meta, proprietária do Facebook e do WhatsApp, surgiu há certo tempo com a ideia de ser um mural de fotos pessoal e coletivo para as pessoas publicarem atualizações do seu dia e verem os dos seus amigos.
Quem é usuário hoje em dia do Instagram sabe que boa parte da plataforma mudou e segue mudando de forma constante para se adequar a demanda da sua base ativa e adiantar as transformações propostas para as redes sociais concorrentes.
No seu formato atual, a rede social comporta perfis pessoais, de empresas de diversos nichos e portes de atuação e até projetos pessoais de criação de conteúdo, isso acontece porque ela foi capaz de criar um ecossistema de marketing completo dentro da plataforma.
De criação de conteúdo orgânico até investimento em tráfego pago, o Instagram se reposicionou no mercado como um universo onde a empresa pode focar 100% dos seus investimentos em marketing e assim se consolidar no mercado.
Desde grandes marcas, pequenos produtores de produtos artesanais e até empreendedores individuais posicionam o seu trabalho de forma mais assertiva e garantem ganhos tanto em reconhecimento de marca quanto em vendas a curto e a longo prazo.
Oferecendo esse grande pacote de facilidades e utilidades para as empresas estabelecerem sua presença digital dentro da plataforma, foi preciso garantir que a rede social avaliasse por meio de um algoritmo quais perfis devem receber mais destaque.
O fator que mais influencia esse algoritmo é o engajamento, ou seja, a taxa de interação de usuários com um determinado perfil a partir das ferramentas que vão desde as curtidas até as mensagens diretas.
Além de contribuir para o melhor desempenho do perfil dentro da rede social, o engajamento é um bom termômetro para o desempenho das ações realizadas na rede social e também um condutor de mais interações que resultam em vendas.
O que é o engajamento nas redes sociais?
Engajamento não é um termo que não nasceu junto com as redes sociais, mas um conceito que se aplicou e se aplica de forma direta com a lógica dessas plataformas conectadas ganhando um valor essencial no processo de crescimento dos perfis.
De forma geral, engajar os consumidores envolve o relacionamento com clientes através da gestão de comunidade e da produção de conteúdo dentro das redes sociais.
Sendo assim, manter esse consumidor dentro da linha de contato com a empresa, nutrindo-o de informações até a compra.
Para uma empresa de entregas, o engajamento das redes sociais tem seu valor no processo de relacionamento com seus clientes e de influenciamento desses usuários conectados tanto para eles consumirem quanto para promover a marca para mais pessoas.
O engajamento também é uma grande fonte no dia a dia de informações sobre o seu público que podem ser muito valiosas ao longo de todo o processo de marketing, inclusive no desenvolvimento de uma persona mais completa e profunda para basear as estratégias.
As redes sociais são um canal de contato entre uma empresa que faz bolsa promocional personalizada e seus consumidores, por isso é preciso estar atento às respostas rápidas e efetivas.
Com esse canal em funcionamento, além de acolher críticas e informações do seu público, o engajamento é uma oportunidade de validação do seu produto ou serviço a partir das provas sociais dadas por consumidores e usuários conectados com o seu perfil.
Por que o engajamento é cada vez mais importante
Conforme se entende o que é o engajamento no meio das utilizações voltadas ao marketing nas redes sociais, é possível identificar a sua importância ao longo desse processo.
Desde uma grande marca até o pequeno empreendedor presente na rede social devem dispor dele.
No cenário atual da maioria dos mercados, o marketing digital deixou de ser uma questão de possibilidade e passou a ser essencial para os mais diferentes planejamentos de crescimento de marca e aumento das vendas a curto e a longo prazo.
Para uma empresa especializada em limpeza de sofá, o aumento do engajamento do seu perfil nas redes sociais pode ser colocado como uma das metas secundárias da sua estratégia de marketing.
Por mais que as companhias não vejam o engajamento como uma métrica que interfere de forma direta no dia a dia de trabalho e no faturamento da empresa, ele prova o seu valor ao aumentar o alcance dentro das redes sociais e melhorando a imagem da empresa.
Uma empresa de móveis planejados de cozinha pode ver o valor do engajamento dentro da sua estratégia de presença digital a partir do momento que além de validar as ações realizadas, também fornece mais alcance e dados que podem ser relevantes no processo.
Nessa linha, o engajamento deve ser analisado de dois pontos de vistas diferentes, mas não excludentes entre si. O qualitativo e o quantitativo, enquanto se monitora o número de curtidas, compartilhamento e salvamentos, também deve-se prestar atenção às respostas.
Quando esse acompanhamento dos resultados se estrutura de forma plena e eficiente, além de valorizar cada passo de produção de conteúdo com uma boa recepção do público, as informações também possibilitam a criação mais rica retroalimentando essa produção.
Como aumentar o engajamento nas redes
O engajamento é o grande alvo de qualquer estratégia de crescimento nas redes sociais, tanto um cantor popular quanto uma clínica de oftalmologista precisam, dentro das redes sociais, criar esse movimento de resposta e interação dos seus usuários.
Mesmo sendo fundamental, muitas empresas que ainda usam as mídias sociais de forma incipiente veem a geração de engajamento como um grande desafio e um mistério. Isso acontece essencialmente por não conhecerem algumas questões da plataforma.
Entre os pontos que afetam de forma direta o engajamento das publicações e do perfil como um todo, estão uma gestão melhor dos recursos de forma técnica e criativa para fazer o usuário se interessar pelo perfil ao ponto de interagir com a marca. Esses pontos são:
- Publicação de um conteúdo qualificado e segmentado;
- Desenvolvimento de um tom de voz e uma identidade visual;
- Frequência e consistência de publicação em tempo e em qualidade;
- Definição de uma linha editorial rica;
- Utilização de todos os recursos disponibilizados pela plataforma;
- Uso mais otimizado de marcações e ferramentas de busca;
- Interação frequente com os usuários;
- Análise aproximada e plena das métricas.
Uma empresa especializada em tecido tricoline pode utilizar a estrutura de sua rede social para captar mais clientes, vender mais para usuários que já consumiram ou para aumentar o reconhecimento da empresa dentro do seu mercado.
Para essa finalidade, os postagens, organização de perfil e assuntos abordados não podem ser pensados de forma aleatória no dia a dia e sim contar um método focado e especializado nas redes sociais para otimizar os seus resultados.
É importante também que essa atenção seja vista como um processo, ou seja, que os gestores do perfil estejam sempre em constante entendimento do público e reconhecimento das suas demandas para um melhor desenvolvimento do conteúdo.
Considerações finais
Cada vez mais marcas investem boa parte do seus recursos de marketing para estruturar uma presença digital nas redes sociais. A plataforma que nasceu com o intuito de compartilhar fotos pessoais, hoje é um grande hub comercial e de crescimento de marca.
O engajamento é a validação das estratégias da empresa a partir da relação com o público, com as redes sociais os consumidores ganharam a chance de interagir com as marcas e assim na ponta da linha gerando mais vendas.
O Instagram é uma ferramenta que no atual cenário de marketing digital chama a atenção de empresas de rastreadores veiculares de grande renome até pequenos empreendedores de atuação local vendendo produtos e serviços.
Por mais que tenha nascido como uma ferramenta de conexão entre pessoas, as companhias se aproveitam de todas as ferramentas para apresentar o seu trabalho e, como consequência do modelo de marketing, apresentar uma humanização da marca.
As empresas que se fazem presentes no instagram assumem uma personalidade, um tom de voz e um leque de assuntos representado por sua linha editorial e norteada pelo engajamento que cada uma das ações vai garantir para esse perfil.
Algumas das ferramentas de engajamento ainda ajudam no crescimento orgânico do perfil e expansão da sua base de seguidores. Ao compartilhar um conteúdo de uma corporação, mais pessoas serão apresentadas a marca já com a validação de uma pessoa conhecida.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.