Saiba mais sobre Rich Media

Rich Media é a nova febre do momento de modo que as empresas do mercado atual praticamente não vivem mais em uma época onde se possa abdicar do uso dessa modalidade de publicidade, sendo, inclusive, inimaginável uma campanha sem ela.

Por isso, compreender melhor os detalhes por trás dessa abordagem é fundamental, ainda que seja para utilizá-la em uma empresa para limpeza pós obra, pois o marketing está se mostrando cada vez mais indispensável para os negócios de todos os segmentos.

A verdade é que, para todas as estratégias voltadas às vendas e à propaganda, faz-se necessário o uso de não apenas um método eficaz, mas da utilização consciente das ferramentas que se tem ao dispor, por mais variadas que sejam.

Seja para a venda de cadernos de ativação ou de um squeeze de alumínio, de cursos online ou de materiais de ginástica, o uso estratégico das mídias interativas é fundamental para que se possa obter êxito nas vendas e sucesso ao comunicar uma oportunidade.

Entretanto, como já foi dito, não existe estratégia boa o suficiente para resolver tudo em um passe de mágica, sem que haja o conhecimento de como aproveitá-la.

Por esta razão, e para que até mesmo um serviço de automação industrial com arduino possa ser mais conhecido por meio da publicidade, será de grande importância trazer, neste artigo, o conceito e a importância da mídia interativa.

Ao final, ainda será possível apontar alguns argumentos em favor do investimento nesse tipo de estratégia.

Afinal de contas, em que consiste o Rich Media?

A chamada Rich Media ou Mídia Interativa diz respeito a um modelo de anúncio digital que se dá por intermédio de plataformas como, por exemplo, o Google, o LinkedIn e o Facebook.

Por meio dele, é possível ter acesso ao uso de recursos avançados de divulgação, em comparação com os anúncios padrão.

Enquanto esses tipos de anúncios constituem-se, de um modo geral, apenas de texto, as mídias interativas empregam textos, imagens, áudios e vídeos, mesmo que seja para promover uma micropigmentação e hidratação labial.

Além disso, ele também pode incluir jogos e outras dinâmicas de peças criativas de publicidade. Nesse sentido, os anúncios podem flutuar, se expandir e contar com diversos links rastreáveis.

Dessa forma, a mídia interativa dá um incentivo bastante eficiente para que os consumidores cliquem e interajam com os conteúdos dos anúncios.

A partir disso, se torna possível gerar muito mais cliques e reconhecimento de marca, bem como diversos outros benefícios.

Além do mais, por estarem dispondo de vários links rastreáveis ao invés de apenas um, as mídias interativas permitem uma maior mensuração de resultados.

Dessa forma, torna-se possível otimizar mais os resultados e aumentar o sucesso das diversas campanhas digitais, ainda que seja para vender grades para piscina

Portanto, a mídia interativa é um formato de anúncio online em que são incorporados novos recursos aos conteúdos de texto, de imagem e audiovisuais.

Por meio dele, o envolvimento do usuário pode ocorrer não apenas por meio dos tradicionais cliques e visualizações, mas também por outras ações que também são mensuráveis.

Trata-se do caso, por exemplo, de um anúncio interativo em que o visitante consegue jogar instantaneamente, precisando apenas clicar no conteúdo.

É possível perceber, dessa forma, que existe, neste contexto, uma grande chance de atrair, converter e, acima de tudo, engajar os consumidores de uma forma única.

Qual é a importância desse modelo?

Ao fazer uso dos anúncios do modelo Rich Media para a divulgação dos e-commerces, é possível obter uma série de vantagens.

De entre elas, torna-se mais simples obter facilidade para envolver e conduzir os consumidores, bem como é aumentada a capacidade de proporcionar uma taxa de interação maior que outras modalidades de anúncios.

Além do mais, é possível obter um aumento das taxas de cliques e visualizações, junto com o aumento da taxa de conversão e da potencialização das métricas em relação aos anúncios tradicionais.

Também é válido lembrar que os anúncios no modelo mídia interativa empregam HTML5, que é uma linguagem de marcação relativamente simples, e que pode estar presente em um simples anúncio de serviço de plotagem.

Além disso, para construir um conteúdo atraente para os anúncios, é possível fazer uso de editores bem intuitivos, como o Google Web Designer. É bastante prático e vale a pena testar.

Uma das características mais interessantes no rich media é que ele se apresenta todo pautado na experiência do usuário.

Isso ocorre nos anúncios de carregamento discreto, onde a imagem só aparece depois que todo o anúncio é recebido pelo dispositivo.

Na maioria dos casos, a imagem só aparece se o usuário decidir que deseja vê-la. Por esta razão, este formato é imprescindível para gerar não apenas oportunidades de negócio, mas, sobretudo, para chegar ao nível máximo da publicidade, que é o encantamento.

Apesar de não serem muitas, as estatísticas acerca do rich media apontam para um futuro extremamente promissor para a abordagem.

Uma dessas estimativas, do site Statista, aponta uma curva de crescimento bem acentuada, retratando possíveis investimentos em 2019 da casa dos US$ 12,9 bilhões, apenas nesse tipo de anúncio nos Estados Unidos.

Há, junto a isso, um relatório publicado pela Y Digital Media que retrata a performance superior do formato em comparação com os tradicionais.

Ao passo que a taxa de cliques, também chamada de CTR, em rich media é de 0,44%, enquanto nos banners em vídeo ela é de 0,39%, alcançando somente 0,14% nos banners convencionais.

Por que investir na estratégia?

Por fim, e para que se crie um maior estímulo para o aprofundamento no conhecimento desta abordagem de anúncios, será de grande utilidade finalizar este artigo com alguns argumentos em favor da importância de apostar nesta tendência.

Se até mesmo para vender produtos muito bem segmentados e específicos, como uma cobertura de lona hospitalar, pode ser feito o uso do marketing digital, isso significa que investir nos anúncios pode ser uma das coisas mais importantes de uma campanha.

Por esta razão, é possível dizer que existem cinco benefícios práticos que a mídia interativa proporciona, e que podem possibilitar grandes ganhos com o seu uso. São eles:

  • Aumento da visibilidade;
  • Potencialização da interatividade com o público;
  • Otimização do retorno para os investimentos;
  • Possibilidade de monitorar as métricas;
  • Potencialização da imagem da marca.

Além de procurar atrair a atenção do usuário, a mídia interativa faz uso de métricas e outros dados sobre o comportamento padrão do público-alvo.

Número de expansões, saídas diversas e conclusões de vídeo, fazendo a extração dos dados que se fazem necessários para o êxito da publicidade. Todas essas são competências da abordagem.

Desse modo, ela pode ser fundamental nas escolhas e táticas de marketing de uma marca ou companhia, uma vez que busca não apenas atrair, mas satisfazer todos os anseios do cliente, potencializando as chances de sucesso de um projeto e o seu número de vendas. 

Outro benefício da mídia interativa é um aumento da taxa de conversão. Consiste em uma taxa que é capaz de determinar quantos visitantes do site concluíram uma determinada ação, tendo em consideração o número integral das visitas.

Também é levado em conta o número total dos visitantes que concluíram a meta, que pode ser, por exemplo, uma venda. Dessa forma, quanto maior essa taxa, maior também será o sucesso de uma peça de publicidade e o seu retorno.

A mídia interativa é uma alternativa de anúncio com valores que, em geral, são maiores que os criativos padrão.

Isso ocorre pois, no momento em que um criativo padrão possibilita o rastreio de apenas um link e um único tipo de formato, a mídia interativa pode fazer uso de vários arquivos, bem como outros recursos especiais.

Dessa forma, diante dos prováveis gastos com o desenvolvimento de anúncios desse formato para a marca ou empresa, surge a dúvida a respeito de se o investimento realmente vale o sacrifício.

Um grande ponto a ser considerado na mídia interativa é o seu formato. Diante do uso das métricas e dos seus diversos tipos, esse modo de publicidade possibilita que o anúncio seja mais personalizado, ainda que seja para uma empresa de auto elétrica caminhão.

Além de atender às demandas daquele público-alvo, a personalização reduz as chances de erro.

Dessa forma, as mensagens, as imagens, os áudios e as animações selecionadas com base no perfil da companhia e de seus clientes potencializa a sua aceitação e possibilidade de engajamento. 

Desse modo, desde a escolha das cores até o efeito causado por um clique, tudo é pensado para o gosto do usuário para que se possa despertar o seu interesse da melhor forma possível.

Considerações finais

Através do Rich Media, as mais variadas empresas do mercado podem optar por opções mais diversificadas para os seus anúncios.

Para isso, é fundamental que se conheça o seu conceito, a sua funcionalidade e a importância que leva ao investimento na estratégia. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Daniela Zambelli

Publicitária, especialista em gestão de marcas, com mais de 20 anos de experiência em marketing e comunicação. Diretora de Arte da DZign® desde 2011.

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