DIY: Telas Canvas com capas de álbuns Harry Styles e One Direction para decoração

Você deve estar se perguntando: o que esse artigo tem a ver com um site de publicidade para empreendedores? Não pude deixar de publicar um trabalho prazeroso, feito para minha filha adolescente. Eu também não poderia publicar este job no meu portfolio, já que foge totalmente dos meus serviços prestados. Então publico aqui no blog, com a intenção de prestar um serviço de utilidade pública! rsrsrsrs

Todo mundo conhece alguém que conhece algum fã do One Direction e seus ex-integrantes, não é mesmo? Harry Styles é um fenômeno mundial (sim, sou muito fã também, por tabela!) e com esse artigo posso ajudar de certa forma a realizar o sonho de alguns fãs, já que realizei o da minha filha!

Há uns meses minha filha veio me mostrar um TikTok gringo que mostrava uma parede decorada com quadrinhos de capas de álbuns de artistas famosos. Achamos lindo!!! Olhei e pensei: fácil, basta enviar as imagens para alguma das milhares de empresas que trabalham com fotoprodutos (Relevo Araújo, Photoo, Saraiva, Walmart, etc), pois todas fazem telas em canvas em diversos formatos com fotos enviadas. Acertei? ERREI feio…. sabe por quê? Porque nenhuma delas fazem impressões em canvas no tamanho 20x20cm, somente A4 ou maiores. E nenhuma delas no formato quadrado!

Olha, confesso que achei uma empresa na web de outro estado que fazia o trabalho e acredito que algumas outras gráficas que lidam com “fine art” o façam. Só que quando recebi o orçamento quase caí dura para trás! O menor valor que chegaram a me cobrar foi de R$ 60 reais por quadrinho. Nem conto o maior, pra não assustar ninguém.

Foi aí que tive que abrir a ordem de serviço aqui na agência e tentar realizar a missão quase impossível. Conseguimos fazer o mesmo trabalho por 1/4 desse valor e ainda nos divertimos MUITO!

O que você vai precisar para fazer seus quadrinhos canvas com as capas de álbum do Harry Styles ou seus artistas preferidos:

  1. Imagens das capas de álbum em boa resolução garimpadas na Internet
  2. Preparar as imagens no gabarito que forneço aqui neste link: http://localhost/dzign/wp-content/uploads/2021/02/Molde-Canvas-20×20-1.pdf
  3. Enviar seus arquivos para uma gráfica rápida que faça impressão em canvas e cobre um valor justo por metro quadrado. As nossas foram impressas pela Gráfica Reporpel, em São Paulo.
  4. Comprar um grampeador de tapeceiro. Achamos o nosso na Amazon, clique aqui. Tentamos fazer com grampeador normal pois não tinha um desses e após uns três quadrinhos parei tudo e fiz o pedido do grampeador. Mãos e dedos roxos e doloridos, grampos tortos, mais grampos no chão do que na moldura, cantos soltando… nem tente fazer com grampeador normal, vai se arrepender.
  5. Compre os “chassis de madeira” ou “molduras para canvas” no tamanho 20x20cm. As mais baratinhas achamos no Mercado Livre, aqui neste link, em lote de 10. Chegou super rápido e o vendedor tem ótima reputação.
  6. Para não deixar a sua parede um verdadeiro queijo suíço, invista nos adesivos Fixa Quadros Command da 3M, são eficientes e práticos.

Como fazer suas telas canvas com capas de álbuns do Harry Styles ou artistas queridos:

1. Garimpar na web as imagens das capas dos álbuns, na maior resolução possível. Use o recurso de imagens do Google, após achar a capa desejada, clique em “Ferramentas”, depois em “Tamanhos” e selecione a opção “Grande”. Tente achar imagens com pelo menos 1500 pixels de largura e altura. Veja a imagem abaixo:

2. O segundo passo é mais técnico, você vai precisar inserir essas imagens no gabarito que disponibilizo para download aqui neste link. Esse gabarito é exatamente o que você vê na imagem abaixo, pois para a impressão em uma tela canvas, na hora de emoldurar, as laterais da tela devem vestir o tal “chassi de madeira” até o verso, onde grampeamos o tecido. Se manjar de photoshop, vaze as imagens para as bordas, use cores, ou simplesmente deixe-as em branco, mas exporte o seu arquivo com essa borda extra para a impressão.

Atenção: esse gabarito serve exatamente para a impressão vestir a moldura da foto, com essa espessura e profundidade. Caso compre a moldura de outro fornecedor, meça as laterais e a vira para ver se o gabarito atende ao tamanho de chassi adquirido.

3. Veja abaixo como fiz a edição das capas dos álbuns, usando o programa Photoshop. Você pode usar o seu programa de edição de imagens preferido, pois o gabarito está em pdf.

4. Com imagens prontas, basta enviar seus arquivos para a impressão. Eu recebi os meus já refilados, toso medindo 32,6 cm X 32,6 cm cada um.

5. A montagem é mais fácil do que parece. Basta cobrir a moldura de madeira com o canva impresso, ajustar a posição e virá-lo ao contrário para iniciar a aplicação dos grampos. Estique bem o lado oposto do lado que já estiver preso, e deixe os cantos por último. Existem várias formas de se fazer a dobra dos cantos, muitos tutoriais na web, mas a forma que mais os agradou foi esta que gravei, vídeo abaixo:

Mais algumas imagens da produção e o resultado final!

Gostaram?

Se precisarem de um help para configurar as imagens para a impressão, falem comigo, faço preço mega especial para meus leitores!

Daniela Zambelli

Daniela Zambelli

Publicitária, especialista em gestão de marcas, com mais de 20 anos de experiência em marketing e comunicação. Diretora de Arte da DZign® desde 2011.

Gostou? Compartilhe!

Eu tive uma ideia!

Não existe um dia sequer em toda a minha vida que eu não verbalizasse essa frase: “eu tive uma ideia”. Há quem nasça para produzir