GuiaZN: um case de muito sucesso!

Quando a cliente vira amiga… e depois parceira… esse é um case de sucesso, sem dúvida alguma. O @guiazn está em um processo de consolidação e crescimento muito forte, e morro de orgulho da idealizadora, Nanci Toledo, e de nossa parceria.

Conheci a Nanci bem no comecinho do seu projeto, em janeiro de 2019. Eu fiz o primeiro contato, ela não me conhecia. Quando vi o seu perfil no Instagram começando (na época com menos de mil seguidores) e todo o seu potencial, não hesitei em chamá-la para anunciar alguns clientes, conhecer o seu ideal e apresentar o meu. E foi amor a primeira vista. ????

Desde então não paramos mais! Passamos por reformulações de identidade, criação de sites (estamos no segundo modelo), registro de marca, formatação de conteúdo, eventos externos (AgitaZN) e tantas outras ações onde aprendemos muito, e também crescemos. Não existe fórmula pronta, nós é que a criamos, não é amiga? ????

A Nanci é uma cliente atípica, que foge de publicações patrocinadas e aposta todo seu potencial no relacionamento próximo com seu público final, que é o morador ou empresário fixo na região da Zona Norte de São Paulo. Em seu perfil é fácil encontrar serviços de utilidade pública e de momentos atuais ou históricos da região. Ela faz um paralelo bem equilibrado com a divulgação de produtos e serviços de anunciantes, serviço pelo qual cobra a menor taxa da região, mas somente para divulgação no Instagram.

Como a Nanci é uma “mentorada” atenta da Dzign, sabe que não podemos “construir propriedade em terreno alheio”. As redes sociais são muito imprevisíveis, e todo empreendedor visionário precisa saber construir o seu “imóvel próprio”, que é ter seu próprio site e as rédeas de seu marketing de conteúdo nas mãos.

Foi então que, em meados de 2019, inauguramos o primeiro site de listagens da região da Zona Norte, com o foco apenas em conteúdo, sendo que o cadastro de empreendimentos locais estava sempre em segundo plano. Nesta primeira edição, as empresas que possuíam endereço comercial podiam cadastrar seus estabelecimentos e serem encontrados ou avaliados dentro do site. Mas isso não era suficiente.

Existem milhares de sites na web que promovem a mesma funcionalidade: cadastrar prestadores de serviços, empresas, etc. A maioria cobra mensalidades, o que consideramos muito cruel em uma realidade onde o Google Meu Negócio cumpre maravilhosamente bem esse papel sem cobrar um centavo. O GuiaZN não podia ser “mais um”.

Foi então que encontramos a resposta, e essa resposta veio diretamente dos leitores, seguidores e anunciantes do Instagram. O website do GuiaZN, que hoje chamamos de portal, precisava de algo a mais.

Após muita pesquisa e estudos, hoje estamos consolidando o mais novo formato de “site de listagens” de nicho, focado totalmente no comércio local da Zona Norte de São Paulo, onde também vivemos. O fato de que quem mora na Zona Norte é “bairrista” não é fama, é verídico. E nosso projeto só cresce a cada dia exatamente por esta constatação.

O GuiaZN agora é um portal onde o morador da região pode divulgar seu estabelecimento, produto ou serviço, eventos, suas vagas de emprego, imóveis, achados ou perdidos e desapego! Tudo isso com diversos diferenciais:

  1. o anunciante de qualquer categoria (local, imóveis, vagas de emprego, eventos, achados e perdidos ou desapego) pode ser contatado por mensagem direta ou formulário através de nosso site e ter um relatório detalhadíssimo de sua performance no GuiaZN.
  2. qualquer estabelecimento cadastrado pode unificar em seu perfil os eventos ou vagas de emprego oferecidas, e até desapegos (exemplo: um restaurante cadastrado pode ter ao mesmo tempo vagas de emprego, eventos e itens à venda no desapego, e tudo isso fica visível em um mesmo perfil).
  3. os anunciantes de eventos, por exemplo, poderão em breve comercializar seus ingressos diretamente em nosso site, dentro de seus perfis publicados.
  4. os cadastros de qualquer categoria podem ser avaliados pelo leitor, assim como no Trip Advisor ou Google Places.
  5. os anunciantes de vagas de emprego podem oferecer arquivos diversos aos seus candidatos e também receber os currículos dos candidatos através do portal.
  6. o usuário cadastrado no site que tenha publicado qualquer anúncio em qualquer categoria, terá um relatório de performance completo em sua conta, desde o número de cliques e visualizações, até o perfil dos visitantes em seu cadastro.

Além disso, o morador da Zona Norte ganhou um espaço para anunciar seus imóveis (venda ou locação) e seus achados ou perdidos. A divulgação de animaizinhos perdidos ou encontrados gera um volume enorme nos stories do Instagram do GuiaZN, mas sua divulgação tem vida curta (24 horas). Por isso criamos a listagem para este fim no portal do GuiaZN, pois lá o anúncio pode de permanecer até o pet ser encontrado pelo seu dono, por exemplo.

Muito em breve será possível também o cadastro de “Desapegos” da região, o que vai facilitar demais a vida de quem mora na região. A Zona Norte é enorme, mas queremos que o morador sinta-se “em casa” através do nosso portal. E como diz a Nanci, “que ninguém da ZN precise atravessar a ponte para encontrar o que precisa”!

E pra quem está aí pensando: “nossa, quanto será que isso vai custar o morador da região?”, saiba que não custa nada. Esses serviços no portal do GuiaZN são grátis e serão sempre grátis. Custos só existirão para anunciantes que queiram destaques no site ou exposição no perfil do Instagram. Mas isso já é assunto para outro post! Como somos duas publicitárias ligadas no 1000W, tem muita coisa na sequência vindo aí!

Portal GuiaZN: https://www.guiazn.net

Daniela Zambelli

Daniela Zambelli

Publicitária, especialista em gestão de marcas, com mais de 20 anos de experiência em marketing e comunicação. Diretora de Arte da DZign® desde 2011.

Gostou? Compartilhe!