Conheça o Story Cubes: uma maneira divertida de trabalhar a comunicação e criatividade!

O que são os Rory’s Story Cubes?

Os “cubos de história” são uma forma divertida de se desenvolver a criatividade e a imaginação. Rory’s Story Cubes é uma caixa com nove dados, sendo que cada um deles possui seis ícones diferentes, resultando em um total de 54 imagens ao todo, todas cuidadosamente escolhidas para ajudar a despertar a imaginação.

Story Cubes é usado no mundo inteiro por atores, roteiristas, escritores, professores de línguas estrangeiras, pais que querem estimular seus filhos e também por criativos que querem treinar ainda mais sua imaginação.

Como se joga o Rory’s Story Cubes?

É só lançar os dados e criar a sua própria narrativa com as imagens das faces dos dados voltadas para cima. Você começa com a frase com “Era uma vez…” e continua sua história como quiser, em qualquer ordem, não existe resposta errada.

Story Cubes não tem regras, nem perdedores ou vencedores, você mesmo pode criar as suas próprias regras. Dá para uma só pessoa lançar os dados e contar uma história, ou passar a vez para o próximo, usando uma das figuras sorteadas dentro dos nove dados por exemplo. Use a sua imaginação e crie regras mais divertidas ainda!

Você pode até jogar sozinho, pois o Rory’s Story Cubes é uma verdadeira fonte de inspiração!

Algumas sugestões que recebemos no pequeno folhetinho que acompanha o jogo:

Assim como contei lá no Instagram pra vocês, existe o aplicativo para celulares do Story Cubes! O app é extremamente útil para quando não há lugar para se jogar os dados… Disponível para IOS ou para Android, basta clicar nos botões abaixo e fazer o download:

Quais as indicações e os benefícios de se jogar Rory’s Story Cubes?

Muito mais do que um jogo, Rory’s Story Cubes pode ajudar professores de língua estrangeira, dinâmicas de quebra gelo, artistas trabalhando a criatividade e pais que querem desenvolver habilidades sociais de seus filhos.

É uma atividade para todas as idades, pois nem é preciso saber ler para poder jogar, mas a indicação é para crianças a partir dos 6 anos de idade e adultos com até 100 ou mais anos de vida.

Por ser pequeno e prático, Story Cubes é perfeito para levar na bolsa para qualquer lugar. Story Cubes cabe na palma da sua mão!

Story Cubes na palma da mão

Quais são os “temas” dos Story Cubes disponíveis no Brasil?

Aqui no Brasil o jogo é importado e distribuído pela Galápagos e comercializado nos principais marketplaces do país.

São 10 temas e a vontade de ter todos é imensa! A grande novidade do ano é a versão para os fãs do Harry Potter…

1- Story Cubes Clássico

2- Story Cubes Viagem

3- Story Cubes Mistério

4- Story Cubes Fantasia

5- Story Cubes Ação

6- Story Cubes Super Heróis

7- Story Cubes Emergência

8- Story Cubes Origens

9- Story Cubes Cosmos

10- Story Cubes Harry Potter

Sugestões para interagir com o Story Cubes

A História do Rory’s Story Cubes

Um que jogo nasceu de uma simples observação. Em 2004, Rory percebeu o quanto as imagens mais simples podiam despertar a imaginação. Foi quando ele teve uma ideia : usar essas imagens para criar e inventar histórias .

Rapidamente, essa ideia se transformou em um jogo, e esse jogo se transformou em dados cobertos de símbolos. E assim foram chamados: Cubos de História de Rory.

Seu papel? Para funcionar como uma bússola , um guia para inventar as histórias mais loucas e maravilhosas. Aventuras de todos os tipos: fantasia, épico, mágico, extraterrestre …

Pais, crianças e até professores inventaram centenas de histórias, e não muito depois, em 2006, não havia dúvidas sobre o valor criativo desses cubos, e os primeiros jogos foram vendidos.

Em apenas alguns anos, Rory’s Story Cubes tornou-se famoso na Europa e nos Estados Unidos. Adquiridos pela Asmodee em 2016, os estúdios Zygomatic são agora responsáveis ​​por fazer esta marca brilhar.

É impressionante a quantidade de criatividade que sai deste jogo. Histórias de contos de fadas imaginadas, romances escritos, ilustrações desenhadas e canções compostas, tudo serve como prova de que a aposta de Rory valeu a pena. Rory’s Story Cubes é um jogo que oferece uma chave para encontrar inspiração, para dar um passo adiante na narração e vivenciar momentos maravilhosos cheios de emoção enquanto jogam juntos.

Eu só não consegui achar que é esse tal de Rory que inventou essa brincadeira… Se você achar, me conta!!!

Daniela Zambelli

Daniela Zambelli

Publicitária, especialista em gestão de marcas, com mais de 20 anos de experiência em marketing e comunicação. Diretora de Arte da DZign® desde 2011.

Gostou? Compartilhe!