A segmentação psicográfica é um componente importante da estratégia de comunicação da empresa. Facilita uma maior compreensão do marketing, e a empresa pode, por meio dela, atingir seus objetivos por meio de tons e propostas ideais.
Um dos aspectos mais significativos do marketing é a capacidade de personalizar a estratégia, isso significa que a organização pode comunicar especificamente ao público-alvo o que deseja receber.
A internet facilita a coleta de dados das redes sociais e outras plataformas, esse processo é chamado de big data. Isso facilita a customização das campanhas.
A segmentação psicográfica é a prova deste progresso, introduz um novo tipo de personalização que facilita o perfil dos clientes e, assim, a capacidade de persuadi-los.
É por isso que é crucial entender o conceito de segmentação psicográfica para maximizar os resultados de marketing. No entanto, utilizá-lo depende de entendê-lo um pouco melhor.
Tratando deste tema, este artigo discutirá o conceito de segmentação psicográfica, como utilizá-lo efetivamente no marketing digital e quais são suas principais características.
Mas, afinal, o que é segmentação psicográfica?
A segmentação psicográfica é uma análise personalizada que categoriza os clientes por suas personalidades, características e ações.
Em vez de analisar as pessoas com base em suas características predeterminadas, como idade e sexo, a segmentação demonstra claramente quem é o indivíduo e quais são suas motivações.
Fatores psicológicos influenciam o ser humano e demonstram o que o indivíduo fará, e isso depende de vários fatores.
Uma empresa prestadora de serviços gerais é capaz de rastrear as variáveis e cruzá-las para determinar a ação, o que indicaria se o cliente está pronto para comprar, se gosta de uma campanha específica ou outras informações.
A segmentação depende de múltiplos fatores inerentes ao ser humano e influenciam de diversas maneiras, dos quais os mais significativos são:
- Ações;
- Status;
- Desejos;
- Ideias;
- Sonhos;
- Opiniões;
- Desafios.
É uma investigação do que a pessoa sofre, o que ela quer de sua vida e quais são suas necessidades. Por isso, é considerada a forma mais eficaz de comunicação customizada de forma disruptiva e dinâmica.
Segmentação psicográfica: por que é importante?
A realização da segmentação psicográfica é fundamental para personalizar a comunicação, até porque um dos seus principais objetivos é ter a capacidade de personalizar a mensagem que a empresa pretende transmitir.
Atualmente, este é o único meio de criar ações benéficas; a empresa pode se comunicar com os indivíduos e dizer especificamente o que eles querem ouvir, isso aumentará os esforços da equipe.
Uma autoescola especializada em carta de moto, capaz de contar histórias que correspondem à vida das pessoas e são derivadas de seus próprios conceitos. Isso facilita o atingimento de metas e a empresa experimenta ganhos financeiros.
Esse procedimento é fundamental, pois evita perda de tempo e a criação de campanhas e ações que não surtem efeito no público-alvo. Da mesma forma, os consumidores não perdem tempo com estratégias que não são relevantes para eles.
O retorno dos investimentos também é muito benéfico, isso porque as equipes de marketing conseguem realizar o que se propõem a fazer e, em alguns casos, superam suas expectativas em relação aos lucros.
São retornos que podem ser obtidos direta ou indiretamente, a partir de transações que potencializam um relacionamento de longo prazo.
Para aumentar o número de conversões, o primeiro passo é dividir as ações da organização em segmentos. A divisão dos grupos aumenta a personalização das ofertas e estimula os contatos a dar os próximos passos.
Para uma empresa especializada em lavagem de cortinas com blecaute, é mais eficiente conduzir os clientes pelo processo de compra até que estejam prontos para negociar.
Quando a organização identifica o volume ideal e faz uma proposta condizente com o desejo do cliente, a probabilidade de sucesso aumenta muito.
Em última análise, a segmentação psicográfica é significativa porque aumenta o ticket médio, isso porque ações que conquistam a confiança do cliente aumentam a compra média.
A marca se comunica com o consumidor a partir do que ele quer ouvir, apresentando soluções específicas para seus problemas, o que o deixa mais propenso à compra.
Como usar a segmentação psicográfica nos negócios?
Existem inúmeras variações de segmentação psicográfica, e pode parecer muito trabalhoso para os empreendedores considerar quais realmente fazem sentido e/ou devem ser consideradas.
Então, para colocar a segmentação psicográfica em prática nos negócios, uma empresa especializada em ensaio fotográfico casamento deve seguir um passo de cada vez, as principais características desse método são fundamentais.
O primeiro passo é investigar o público-alvo do negócio para entender melhor quem é o cliente e qual é o perfil ideal de shopper.
Isso pode ser feito por meio da análise de perfis de seguidores nas redes sociais, dados de ferramentas de CRM e por meio de pesquisas diretas com a base de clientes.
Uma empresa que disponibiliza aluguel empilhadeira manual deve buscar informações sobre medos, profissões, anseios, estilos de vida, ambições, bem como traços psicológicos e subjetivos para segmentação.
Depois, um dos conceitos mais significativos da segmentação é criar a persona e definir a representação do cliente ideal, que combina traços psicográficos e demográficos que servem de base para o marketing direto.
Quanto mais claras as personas, mais fácil é para as marcas projetarem confiança em suas campanhas e conteúdos. Para segmentar estratégias, é fundamental considerar as características das personas e trabalhar a psicologia.
Em última análise, a organização deve observar os resultados e reconsiderar o que tem disponível. Isso é fundamental porque os clientes evoluem, e é fundamental acompanhar sua evolução para manter a qualidade da segmentação.
Outra abordagem é realizar a segmentação psicográfica de leads com base nas informações coletadas do sistema de CRM.
É assim que uma corporação especializada em impressão de estampa em tecido categoriza os consumidores e reconhece suas respectivas características para atingir resultados mais expressivos.
Um dos traços é a personalidade que facilita a formação de um coletivo de pessoas com características semelhantes. Essas informações podem ser usadas para criar produtos e serviços que atendam a diferentes necessidades.
É importante entendê-lo, porque isso está diretamente ligado aos hábitos de compra dos consumidores, a partir daí a organização pode criar produtos e serviços que beneficiem os consumidores, sempre levando em consideração suas necessidades habituais.
Outro atributo é o estilo de vida do cliente, que contribui para a criação de produtos para diferentes demografias. Isso é demonstrado por uma empresa de confecção de roupas que pode produzir peças para atividade física, lazer, trabalho e assim por diante.
Levando em consideração o estilo de vida do cliente, um especialista em instalação de porta de aço é capaz de criar segmentos semelhantes, como resultado, apresentará soluções sob medida para diferentes estilos de vida.
O status de uma pessoa está associado às suas classes sociais, e cada classe tem seus próprios interesses. As pessoas compram eletrônicos, alimentos, veículos, roupas e outros produtos e serviços com base em sua classe social.
Um exemplo dessa classe é a classe A, que prioriza carros de luxo, decorações como teto de vidro para varanda, realizar a compra de passagens de primeira classe e recebe incentivos apenas para eles.
Essa segmentação é benéfica para marcas que visam um público-alvo específico, como uma solução singular que não é compartilhada por todas as classes sociais.
Além disso, a segmentação é baseada em atividades, interesses e opiniões, isso é empregado para criar tópicos de interesse dos clientes e focar em suas opiniões sobre tópicos específicos.
Por exemplo, não vale a pena criar uma campanha com um tom específico e voltada para um público que prefere programas de humor.
Com base nas atividades preferidas das pessoas,as empresas entendem quais produtos e serviços as pessoas preferem, essas informações são usadas para criar campanhas de marketing que levam em consideração seus interesses e opiniões.
Quanto à atitude, ela é tipicamente formada pela forma como o indivíduo foi criado e sua formação cultural. Cada cliente exibe uma atitude diferente e isso pode ser explorado para criar segmentos psicográficos.
As organizações têm como objetivo segregar seus clientes, considerando seus pensamentos e atitudes, mas a atitude é um parâmetro indefinido, mas fornece informações sobre a natureza básica do indivíduo.
Então, para os negócios, a segmentação psicográfica é fundamental para entender os hábitos, comportamentos, pensamentos, necessidades, questões e outros atributos dos potenciais clientes.
Isso vai facilitar a comunicação direcionada, mas tudo depende do quanto a empresa consegue segmentar essa população, um processo simples, mas que exige uma reflexão cuidadosa.
Considerações finais
A diferença significativa de hoje nas estratégias de marketing é que elas são especificamente adaptadas para o público certo. Isso quer dizer que a marca não faz propaganda para quem aparece e simplesmente espera que os resultados ocorram.
Ela deve investigar vários aspectos do público para transmitir a mensagem mais forte e até mesmo criar soluções específicas. A segmentação psicográfica ajuda a encontrar essas respostas, o que por sua vez ajuda a melhorar as estratégias e os retornos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.