Vender mais. Esse é o desafio diário das marcas no cenário global. Uma pesquisa da Sponsorb, realizada com os principais líderes corporativos do Brasil, revelou que o maior desafio das organizações atualmente é o aumento do faturamento e da lucratividade. Cerca de 80% considera que a principal dificuldade estratégica está na busca de novas linhas de receita e negócios.
Para resolver essa dor, o branding, alinhamento entre marca, negócio e comunicação, pode ser a chave. Ou seja, a marca passa a se relacionar com seus públicos com propósito, promovendo impactos positivos ao mundo. Nesse sentido, o universo do marketing é responsável por criar conexões conscientes e inconscientes que motivam o cliente a escolher a marca, o produto ou o serviço.
Todas as escolhas que uma organização faz, como a criação de logotipo, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles e comunicação omnichannel, ajudam a construir a personalidade do negócio. Esses elementos contribuem para a concepção de um valor e, assim, cria-se significado por meio de símbolos.
De acordo com uma pesquisa realizada por Ana Couto Branding, quando uma marca consegue se conectar verdadeiramente com o consumidor por meio do seu propósito, a percepção de preço pode mudar: 67% dos entrevistados disseram estar muito dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de uma ideia comum. Além disso, dispõem-se a pagar mais por isso, já que enxergam valor real nessa aquisição.
Mas como destacar sua marca no mundo do marketing? Por meio de uma boa gestão é possível conquistar e fidelizar cada vez mais clientes. Para isso, o primeiro passo é entender qual é a essência do seu negócio. Com objetivos claros, fica mais fácil definir conteúdos relevantes para levar ao seu público, conectando esses consumidores com os propósitos.
Algumas marcas, como a Natura, utilizam muito o branding emocional. A companhia comove seus consumidores, principalmente em datas comemorativas, como Dia das Mães, Pais ou Namorados, com sua essência sustentável e social para atingir e conquistar o público. Dessa maneira, torna-se mais do que uma simples empresa de cosméticos no imaginário coletivo.
Depois de finalizar as etapas estratégicas e de desenvolvimento da identidade, é hora de comunicar. Disseminar conteúdo relativo ao segmento vai ajudar a construir autoridade. Aqui é bom até mesmo ser repetitivo, porque quando lembrarem de um tema, lembrarão da marca.
Também é importante entender qual é o melhor formato de conteúdo para cada rede – Instagram, LinkedIn, YouTube, Blog, canais especializados, entre outros. Faça um planejamento de frequência e seja firme ao segui-lo. O conteúdo só vai para frente se tiver consistência e atender às necessidades dos seguidores.
Outra dica importante é oferecer e garantir uma boa jornada de compras, com significado além do simples consumo. Cada dia mais pessoas procuram por experiências que vão além. Isso vai desde o simples e bom atendimento de um mercado de esquina até um evento, um desconto ou a distribuição de brindes com ideias que conectam a marca aos desejos do cliente.
Com algumas estratégias contundentes e muita emoção em suas ações, é possível construir uma reputação sólida, materializar o profissionalismo da empresa e abrir novas oportunidades de negócios, que dificilmente seriam possíveis sem a construção da marca.
* Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país que ocupa 70% de market share no Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com.br.
Sobre a Giuliana Flores
Criada há mais de 33 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores é uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo, como Ferrero Rocher, Nestlé, Heineken, Milka, Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 700 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende todo o Brasil. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame Aqui nos anos de 2013, 2016, 2017, 2018 e 2021, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.