Branding expert Felipe Morais analisa 60 aspectos essenciais na consolidação de negócios no ambiente digital
“Sabe quando que a construção e fortalecimento de marca acabam? Quando a empresa morre”. A declaração é do branding expert e publicitário Felipe Morais, autor do livro Planejamento de marca no ambiente digital. Ele já atendeu marcas como Mercedes-Benz, Bradesco, Coca-Cola, Danone, Sanofi, Chevrolet e Puma.
Na obra, o especialista traz uma metodologia inovadora chamada 5Ps do branding: promessa, percepção, propósito, posicionamento e pessoas. Os pilares do branding são apresentados pelo consultor de planejamento digital a partir da análise de 60 aspectos na vida de uma empresa.
Branding afeta as percepções de qualidade do produto, a confiança com que as pessoas compram, sua sensibilidade a preço e aceitação de novos produtos pelos membros do canal de distribuição. A marca funciona a partir de crenças dos consumidores em relação a ela, quando a atitude em relação à marca é determinada por elementos de atributos funcionais e racionais. Quanto mais clara essa crença estiver na mente dos consumidores, maiores as chances de o consumidor verbalizar os motivos e atitudes que o levou àquela escolha. (Planejamento de marca no ambiente digital, p. 119)
O livro de 472 páginas e com dezenas de referências bibliográficas da área no Brasil e no mundo é dividido em quatro partes: a razão da marca, que contextualiza a cultura empresarial; a voz das ruas, para estabelecer os níveis de relacionamento do público; construção do posicionamento e da mensagem, ensinando conceitos e técnicas como swot, storytelling, brand persona, arquétipos de marca, entre outros.
Ficha técnica
Título: Planejamento de marca no ambiente digital
Subtítulo: como construir uma marca forte analisando cerca de 60 pontos da vida de uma empresa e consolidar seu negócio no universo online
Autor: Felipe Morais
Editora: DVS Editora
ISBN: 978-6556950129
Formato: 16×23
Páginas: 472
Preço: R$ 89,00
Onde comprar: https://amzn.to/3rDGxJk
Sobre o autor: Felipe Moraes atendeu clientes como Mercedes-Benz, Bradesco, Coca-Cola, Danone, Sanofi, Chevrolet e Puma. Passou por empresas como Neogama/BBH, Grupo TV1, Agência Tesla, TopDeals e Publicis Brasil. Como sócio-diretor da FM CONSULTORIA desenvolve projetos de planejamento de comunicação, marca e inovação. É professor de MBAs e cursos livres na ESPM e USP. Escreve artigos para portais da área de marketing. Profissional de destaque pela Associação Brasileira de Agências Digitais, também foi reconhecido pela contribuição para o crescimento do mercado de e-commerce pela Rakuten. Também é autor dos livros Planejamento estratégico digital, com duas edições, e Ao mestre com carinho: o São Paulo da era Telê.